Skip to content Skip to footer

Puxa, e eu nem contei!

Li o livro The Writer’s Block (ainda vou falar dele aqui), e foi ótimo.

Ótimo porque além de dar várias dicas para escritores incompetentes como eu (era até pouco tempo), ele me abriu os olhos para o seguinte: em todas as páginas do livro, está implícito que pra você ser um escritor, tem que escrever todos os dias, como uma rotina.

Ou seja, dentre as 786 dicas do livro, não existe a dica: Tente escrever todos os dias. Não. Pro autor, é óbvio que você escreve todos os dias, e se não escreve é porque teve um bloqueio. E precisa se livrar disso.

Deste livro em diante, estou indo dormir mais tarde, mas com a sensação de dever cumprido. Não fico mais 4 meses sem tocar no meu livro lamentando minha falta de tempocriatividadepaciênciaorganização.

Agora escrevo todo santo dia meia página do meu livro (ou melhor, dos 3 que estou escrevendo). Às vezes me irrita porque parece que estou escrevendo forçada e que a qualidade do texto cai um pouco, mas só a sensação dos livros estarem vivos e crescendo, e a sensação real de que eles vão ter um fim afinal, me deixam feliz.

É isso.

não há desculpas.

1 Comment

  • Társio
    Posted 22 de agosto de 2009 at 16:33

    Desejo boa sorte para vc. Eu tb gostaria de escrever um livro, mas quase sempre deixo de lado. Eu tive uma aula sobre literatura nessa semana e o prof. expôs algumas opiniões sobre a pretensão e vaidade dos escritores brasileiros. Eu voltei para casa pensando nisso… acho que uma dificuldades em tentar escrever um livro é que se fica com muitas pretensões: vc quer ser divertido, mas tb ter um viés artístico; vc quer ficar para história, mas tb não quer ser um desses chatos que só são lidos por um clubinho e assim vai. Na brincadeira, vc vai empacando. Pelo menos isso acontece muito comigo.
    Mas vc escreve bem. Se continuar nesse ritmo, com certeza vai fazer um livro legal.

Leave a comment

0.0/5

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.