portfolio ou portifólio

Se é inglês é portfolio, deve ser assim mesmo. O portifólio é aportuguesado, então façamos como quisermos.

Ninguém sabe como é, na realidade. E pra mim a confusão está em todos os níveis do benquisto portafólios: vejo muita gente se preocupando com regras e como montar um portifólio. É esquisito. As pessoas atrasam a procura por empregos porque “o portifólio não está pronto”, porque “falta isso ou aquilo no meu portifólio”. Não sou nada entendida nesses assuntos, mas acho estranho tanta obsessão.

Eu nunca parei pra montar um portifólio, fui fazendo coisas por livre e espontânea vontade e quando reparei, tinha coisas pra apresentar ao mundo.

[nada essencialmente publicitário, é verdade, e aí talvez resida o problema pra alguém que faz Publicidade.]

Eu não sou focada em nada, portanto coloco no meu currículo todas as coisas online que tenho, desde esse blog até vídeos e minha lojinha. E não cheguei a passar por maus bocados por causa disso.

Estaria eu super adiantada ou super por fora? Se algum dia eu sair em busca de algo em Redação ou Cinema estou muito enrolada? Ou o futuro reside aqui? Quem viver verá.

Peço vossas opiniões.

2 thoughts on “portfolio ou portifólio

  1. Oi Francine, sou do grupo do Y…Cara p/ t falar a verdade nem sei escrever e muito menos o certo como disse: portfolio ou portifólio, acho que nós brasileiros imitamos muito os americanos, vc pode ver quando sai em lanchonetes etccc.
    Gostei do seu texto, acho que quando montamos algo para apresentação, para mim, não há regras, devemos fazer o que temos vontade,mostrando sempre o nosso melhor, nesse caso nao vejo regras para ser feito o portfolio ou portifólio!!!
    Adorei.
    Bjs
    Paulla

  2. realmente, as pessoas se preocupam mto com seus port(i)fo(ó)lios.
    a questão é simples, acredito q vc deve inserir as coisas q fariam o analisador ter um certo carisma por vc!
    dai depende do perfil de cada chefe, se ele sente maior carisma por pessoas focadas, pessoas ousadas, com criatividade solta, tecnicas, etc etc.

    lembre-se tem pessoas q nem precisam apresentar portifolio, eh soh serem conhecidas de alguem…
    entao nada q apresentar um monólogo tbm não seja valido (desde q faça o dito cujo sentir carisma por vc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proudly powered by WordPress
Theme: Esquire by Matthew Buchanan.